SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 issue01Para uma genealogia da cidadania digitalO e-Learning no Ensino Superior: um caso de estudo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

PEREIRA, Duarte Costa. From conceptual change to discourse analysis. The paradigm shift induced in Science Education by e-Learning. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.01, pp.66-77. ISSN 1646-933X.

Resumo: Para além de explicar a complexa transição paradigmática da mudança conceptual para a análise de discurso, que está a ocorrer na Educação Científica, devida principalmente à crescente influência do uso da comunicação electrónica na aprendizagem, a finalidade deste artigo é descrever as práticas mais correntes em Educação Científica e Educação à Distância associadas com este novo paradigma, particularmente as que podem ser rotuladas como construcionismo distribuído: estas apoiam-se tanto nos conceitos de construcionismo (social) como de cognição distribuída, focando-se especialmente no uso de redes de computadores que suportam o trabalho colaborativo dos estudantes em actividades de design e construção que são especialmente eficazes para o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem.

Keywords : Teoria da Atividade; Psicologia Discursiva; Cognição Distribuída; Comunidades de Aprendizagem; Ambientes de Aprendizagem; Cognição Situada; Construtivismo Social.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )