SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 issue02As redes sociais na promoção da aprendizagem colaborativa: um estudo no ensino secundárioBlogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

LOPES, Rute Almendra  and  CARVALHO, Ana Amélia A.. Podcasts para apoiar o estudo independente de matemática: reação dos alunos à produção e à visualização. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, n.02, pp.35-49. ISSN 1646-933X.

Os programas de Matemática A do ensino secundário são extensos, exigindo que os alunos estudem autonomamente em casa. Por sentirem dificuldade em fazê-lo, é frequente recorrerem a apoio fora da escola para os ajudar a estudar. Neste artigo apresentamos um estudo sobre enhanced podcasts produzidos pelos alunos e para os alunos, disponibilizados na plataforma Moodle. Cada enhanced podcast apresentava a resolução escrita e explicação oral da resolução de um exercício proveniente dos exames nacionais do 12º ano ou dos testes intermédios nacionais. O estudo é do tipo quasi-experimental e os resultados mostram o impacte dos enhanced podcasts no apoio ao estudo independente, tendo revelado diferenças na aceitação dos mesmos por bons e alunos com mais dificuldades.

Keywords : Podcast; Matemática; Estudo Independente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )