Educação, Formação e Tecnologias
On-line version ISSN 1646-933X
Abstract
TAVARES, Rita Flávia Veiga; OLIVEIRA, David Manuel Duarte; LARANJEIRO, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silva and ALMEIDA, Ana Margarida Pisco. Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp.84-94. ISSN 1646-933X. https://doi.org/10.1646‐933X-v8n1201501060084.
Com este artigo pretende-se alargar o entendimento acerca do potencial de aplicação do Mobile Learning, enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning, com vista à promoção da acessibilidade, interação e inclusão de alunos universitários com necessidades educativas especiais. Para tal, foi efetuada uma Revisão de Literatura e um amplo levantamento de artigos focando as temáticas Universal Design, Universal Design for Learning e Mobile Learning, sendo selecionados e analisados quatro artigos relevantes. Da análise e cruzamento de dados, pôde-se concluir que existe um conjunto de tecnologias mobile que dão resposta a necessidades e capacidades individuais e que o Mobile Learning apresenta um forte potencial enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning. Ainda assim, verificou-se que, enquanto ambiente único de aprendizagem, parece não constituir uma solução ideal para estes alunos.
Keywords : Ensino Superior; Mobile Learning; Necessidades Educativas Especiais; Universal Design; Universal Design for Learning.