Educação, Formação e Tecnologias
On-line version ISSN 1646-933X
Abstract
SILVA, Juliana Moreira and FREITAS MARTINS JUNIOR, Francisco Ranulfo. Desenvolvimento docente e monitoria de professores em formação com apoio duma rede social: a experiência de licenciandos em Ciências com o Facebook. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp.59-73. ISSN 1646-933X. https://doi.org/10.1549/1646933Xv10n120175973.
Neste artigo apresentamos uma possibilidade para o acompanhamento monitorado de licenciandos em Ciências em uma rede social, o Facebook, usada como Ambiente Virtual Formativo de Aprendizagem. Para tanto, observando o procedimento do estudo de caso de uma pesquisa quali-quantitativa, foi realizado um trabalho que investigou o desenvolvimento docente desses sujeitos, com relação a cinco atividades semipresenciais realizadas. Como achados, citamos: a dialogicidade virtual obtida pela linguagem telecolaborativa e a práxis do professor como elemento contribuinte no ensino das Ciências, se norteada por um adequado planejamento que a anteceda.
Keywords : Acompanhamento Virtual; AVFA-Facebook; Formação Docente; Tutoria.