SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue02A língua de sinais como foco de construção do imaginário no brincar de crianças surdasA presença de uma aluna surda em uma turma de ouvintes - possibilidade de (re)pensar a mesmidade e a diferença no cotidiano escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SOARES, Raquel Silva. Multiculturalismo e linguagem: Literatura surda, o caminho contrário ao esquecimento. ETD [online]. 2006, vol.07, n.02, pp.34-46. ISSN 1676-2592.

A partir da concepção de diferença lingüística evidenciarei a importância do respeito e conhecimento da literatura produzida por grupos ou comunidades como forma se expressão social e cultural. A exemplo do conto Cinderela que, ao ser recontada por surdos adultos, universitários, sobrevive com o título de Cinderela Surda. A literatura produzida por surdos usuários da língua de sinais evidencia sua inserção nos contos acrescentando a história de sua educação e a história do nascimento das comunidades surdas. Paralelo traçado na forma como o príncipe surdo aprende língua de sinais através de um professor ouvinte sinalizador e Cinderela (no caso plebéia) apropria-se da língua no contato com surdos.

Keywords : Multiculturalismo; Linguagem; Literatura Surda; Surdez.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )