SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue02La enseñanza en el campo de la sordera. Reflexiones desde la teoría del acontecimiento didácticoUm pouco mais da história da educação dos surdos, segundo Ferdinand Berthier author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

STROBEL, Karin Lílian. A visão histórica da in(ex)clusão dos surdos nas escolas. ETD [online]. 2006, vol.07, n.02, pp.245-254. ISSN 1676-2592.

A história do povo surdo mostra que por muitos séculos de existência, a pedagogia, as políticas e muitos outros aspectos próprios têm sido elaborados sempre sob uma perspectiva dos ouvintes e não dos surdos que, quase sempre, são ignorados e desvalorizados como sujeitos e profissionais que podem contribuir a partir de suas capacidades inerentes e de sua diferença: a de ser surdo. Desta maneira, a ‘inclusão’ de sujeitos surdos nas escolas, tendo-se a língua portuguesa como principal forma de comunicação, faz-nos questionar se a inclusão significa integrar o surdo realmente. Na verdade, a palavra correta para as experiências desenvolvidas não é ‘inclusão’, e sim uma forçada ‘adaptação’ com a situação do dia-a-dia dentro de sala de aula.

Keywords : Educação de Surdos; História Surda; Inclusão/exclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )