SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue01A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

ZOBOLI, Fabio; SILVA, Renato Izidoro da  and  BORDAS, Miguel Angel Garcia. Cisão corpo/mente na escola: uma analise a partir da epistemologia social. ETD [online]. 2006, vol.08, n.01, pp.10-32. ISSN 1676-2592.

A proposta aqui foi a de apresentar uma epistemologia social acerca do objeto: cisão corpo e mente na escola e na Educação Física. A escolha da referida base teórica para a abordagem do objeto em questão está pautada no interesse de distinguir uma nova interpretação que module o antagonismo entre as matrizes materialistas e idealistas que há muito discutem o tema. Mais estritamente, nossa abordagem atenta para as determinações epistêmicas que o paradigma moderno da realidade humana cindida em corpo e mente possibilita em relação às construções sócio- históricas em torno dos arrolamentos de poder no âmbito da escola e da Educação Física. Para tanto, estabelecemos, dentre outros, um diálogo com Thomas Popkewitz e Michel Foucault, principais autores que versam sobre o tema da epistemologia social e das relações de poder, respectivamente. Doravante, nosso trabalho discorre especificamente sobre a escola como dispositivo de poder que agencia seus ideais sócio- culturais sobre o solo da cisão entre corpo e mente. Mais ainda, detemo-nos no fato de a escola e a Educação Física utilizarem os saberes técnicos e tecnológicos desenvolvidos sob o paradigma da cisão, com o fim de incrementarem os agenciamentos de poder em prol de ajustes sócio- culturais concernentes aos modos de pensar (mente) e os modos de agir (corpo) do humano em geral e em particular. Por último, restounos fôlego para tratarmos o fenômeno esporte enquanto palco político e artefato de agenciamento dos saberes e dos poderes, pois tem a capacidade de assegurar operações diretas sobre os modos de vida da população em prol de propostas ideológicas que sobre a sociedade moderna procuram unilateralmente controlar os modos de subjetivação dos sujeitos individuais e coletivos.

Keywords : Cisão Corpo e Mente; Escola; Educação Física; Epistemologia Social e Poder.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )