SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue03Lobos-maus e chapeuzinhos-vermelhos em ilustrações para ver e lerConversando sobre investigações e relações entre escola, currículo e cultura author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MONOBE, Teruo. A relação professor-aluno vista pela ótica cinematográfica. ETD [online]. 2008, vol.09, n.03, pp.65-85. ISSN 1676-2592.

O professor deve possuir o domínio do conteúdo, da comunicação e do relacionamento como elementos-chave para promover a aprendizagem. Desses, a relação professor-aluno constitui-se em um dos principais elementos, cujos outros componentes são: o respeito mútuo entre professor e aluno; a confiança que o aluno precisa ter no professor; o compromisso do aluno em seguir as instruções do professor; o interesse do professor com a aprendizagem do aluno; o acompanhamento e a reflexão sobre o progresso dos alunos por parte do professor. Essa relação incorpora, portanto, compromisso recíproco, evidenciando o conceito de confiança. A confiança é tão importante quanto perigosa, pois envolve o risco de que a pessoa em quem se deposita a confiança possa desapontar, ocasionando perdas e danos, incluindo de auto-estima. A relação de confiança obriga as partes a serem transparentes, para que não haja dúvida a respeito da boa-fé incorporada nessa relação. A avaliação que o professor conduz em testes subjetivos é na essência baseada na confiança; igualmente, o aluno não pode violar o princípio da confiança, trapaceando na prova. O filme “O Clube do Imperador” mostra a relação professor-aluno em sua plenitude, evidenciando como esses princípios podem ser válidos na prática.

Keywords : Relação Professor-Aluno; Filmes Educacionais; Filmes Comerciais; Ética; Caráter; Confiança; Clube do Imperador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )