ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
VEIGA-NETO, Alfredo and LOPES, Maura Corcini. Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica. ETD [online]. 2010, vol.12, n.01, pp.147-166. ISSN 1676-2592.
Este artigo discute a produtividade de pensar a modernidade pedagógica, a partir da filosofia de Michel Foucault. Compreendendo a pedagogia como um conjunto de saberes e correlatas práticas educacionais, o artigo mostra o caráter contingente das raízes epistêmicas e epistemológicas que sustentam os discursos pedagógicos. A proveniência de tais raízes é localizada no platonismo renascentista e nas tradições judaico-cristãs. A partir dos conceitos de crítica e hipercrítica, o ―pensar de outros modos‖ proposto por Michel Foucault é apontado como uma prática difícil, mas muito importante para a militância política.
Keywords : Modernidade; Estudos Foucaultianos; Pedagogia; Platonismo; Hipercrítica.