ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
SANTOS, Vera Lucia Pontes dos; PEREIRA, Jasete Maria da Silva and MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.104-121. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637398.
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) despontam no cenário educativo como nova nomenclatura para compor mídias analógicas e digitais presentes na sociedade. Isso gera impactos no ensino-aprendizagem, impulsionando os docentes a atualizações profissionais. As TDICs que surgiram para comunicar e transmitir informações representam amplas possibilidades, inclusive integração às práticas educacionais. O Whatsapp foi experimentado com estudantes de Pedagogia visando ao uso como estratégia didática na formação inicial de docentes. A pesquisa pairou nesta incerteza: como estratégias didáticas integradas às TDICs podem favorecer a formação de docentes? Nesse contexto, dados qualitativos da pesquisa evidenciaram vantagens e desvantagens do aplicativo.
Keywords : Estratégia Didática; Formação de Docentes; Whatsapp.