ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
TORRES, Aline Lima et al. As tecnologias da informação e comunicação e a educação física escolar: a realidade de professores da Rede Pública Municipal de Fortaleza. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.198-214. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8640601.
Observa-se um crescente interesse científico em pesquisas sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação − TICs no universo da Educação Física escolar. Assim sendo, o presente estudo objetivou verificar o uso delas, especificamente no que concerne ao uso dos computadores pelos professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza-CE. Participaram do estudo 32 professores. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado composto por questões mistas a respeito do uso das TICs nas aulas de Educação Física. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e expressos em gráficos e tabelas. Também foi realizada uma análise interpretativa das questões abertas como forma de compreender o pensamento do grupo pesquisado a respeito do uso de computadores nas aulas de Educação Física. Constatou-se que a maioria dos professores raramente utiliza o computador em suas aulas e, mesmo aqueles que utilizam o fizeram com pouca frequência no decorrer do ano letivo. Verificou-se que os principais motivos seriam a falta de profissionais nos laboratórios e estrutura física adequada para possibilitar a aplicação das atividades. Tais achados indicam, para a realidade pesquisada, a necessidade de intervenções voltadas à formação continuada e de uma maior atenção à infraestrutura e apoio a esses professores.
Keywords : Tecnologias da Informação e Comunicação; Computador; Educação Física Escolar.