ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
NOGUERA-RAMIREZ, Carlos Ernesto and MARIN-DIAZ, Dora Lilia. Em defesa da experiência escolar: uma escola com fronteiras. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.607-621. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648826.
Esse artigo propõe uma conversação com dois teses do livro de Simons e Masschelein. A primeira tem a ver com emergência da escola: para isso procuramos ampliar a perspectiva dos autores mencionados com o propósito de nos perguntar, já não sobre “o que é o escolar?”, senão sobre o que é a escola moderna. Isso para mostrar sua emergência como um acontecimento antropológico cuja radicalidade modificou a maneira de pensar o humano. A segunda questão concerne à experiência escolar, aqui queremos chamar a atenção sobre o enfraquecimento das fronteiras da escola e as consequências que isso traze no estabelecimento de relações fundamentais dos sujeitos com os saberes, com as normas e consigo mesmos, três relações que garantiriam o aceso e a produção de aquilo que Simons e Masschelein definem como o “público” e o “bem comum”.
Keywords : Escola Moderna; Antropotêcnica; Disciplina; Comenius; Sloterdijk.