SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Gender and sexualities in unstable times: digital media, identifications and conflicts. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MANTOAN, Maria Teresa Egler  and  LIMA, Norma Silvia Trindade de. Notas sobre inclusão, escola e diferença. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.824-832. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646274.

No Brasil, a inclusão escolar tem sido compreendida segundo concepções díspares. Algumas destas concepções contradizem o seu sentido e esvaziam a sua potência de transformação educacional. Nestas Notas, consideramos relevante adotar como eixo estruturante da educação inclusiva a diferença em si mesma, proposta por Gilles Deleuze. Trataremos inicialmente da crítica à representação clássica, destacando o entendimento desse autor. Na sequência, abordaremos o papel de uma escola para todos e seus processos educacionais, notadamente o ensinar e o aprender, a partir da diferença. Nossa intenção neste estudo é contribuir para forjar outras perspectivas de entendimentos e inspirar práticas pedagógicas que assegurem o direito à diferença, no contexto contemporâneo da educação escolar brasileira.

Keywords : Diferença; Inclusão; Escola; Ensino; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )