ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
ALMEIDA, Júlia Caroline de Araújo and MARTINSA REGINA DE OLIVEIRA. HETEROTOPIA PEDAGÓGICA COMO LUGAR DE APARIÇÃO DAS SINGULARIDADES SURDAS NA EDUCAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.695-717. Epub Sep 23, 2019. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652122.
Introdução:
A partir do conceito de heterotopia cunhado por Michel Foucault e pela configuração de novos campos de saber na educação de pessoas surdas, com a emergência da perspectiva cultural, o presente artigo objetiva analisar práticas pedagógicas de professoras bilíngues atuantes em salas multisseriadas que tem a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como língua de instrução, em escolas inclusivas, localizadas em dois municípios do estado de São Paulo. Justifica-se a pesquisa pelas novas configurações de perspectivas educacionais bilíngues para surdos, e ainda, pelas críticas dirigidas pelos surdos à proposta inclusiva, quando não se atenta às especificidades linguísticas e culturais desses sujeitos.
Método:
Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com propostas investigativas do cotidiano escolar. Optamos pela descrição e análise de uma cena de uma das salas multisseriadas bilíngue inclusiva de surdos investigada.
Resultados:
As salas bilíngues mostraram-se como espaço de resistência surda a partir da ação militante de educadores bilíngues.
Conclusão:
O artigo, portanto, pretende contribuir com educadores que também atuam com alunos surdos, resistem constantemente e buscam ressignificar suas práticas considerando sempre as singularidades de seus alunos no processo educativo.
Keywords : Educação de surdos; Heterotopia; Instrução em Libras.