ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
VALLETTA, Débora and BASSO, Marcus. A UBIQUIDADE DOS GAMES NO ENSINO DA MATEMÁTICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.782-796. Epub Sep 23, 2019. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652109.
As tecnologias móveis provocaram mudanças no comportamento e nos hábitos de crianças, jovens e adultos e, isso se deve ao contexto da ubiquidade. Este trabalho relata uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, desenvolvida a partir de um estudo de caso em uma escola privada no sul do Brasil que utiliza tecnologias móveis [tablets] em suas atividades pedagógicas. O artigo discute o jogo e o seu papel lúdico na aprendizagem dos estudantes sob a perspectiva histórica; os objetivos das atividades educativas, que foram elencados para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, apoiados nos recursos didáticos tecnológicos, os Apps; as tessituras de alguns dos games da área de Matemática, utilizados entre 2014 e 2015, e, por fim, a organização dos artefatos nos espaços da escola.
Keywords : Ubiquidade na educação; Organização do espaço escolar; Jogos educacionais; Educação Matemática.