ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
GELAMO, Rodrigo Pelloso; ALELUIA, José Roberto Sanábria and ROSA, Álvaro Matheus Valim. O CUIDADO DE SI COMO EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE UM ESPAÇO INFORMAL DE EDUCAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.797-817. Epub Sep 23, 2019. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652382.
O presente artigo visa a refletir sobre as atividades teóricas e práticas elaboradas no projeto “Transmissão de conhecimento ou experiência no ensino da Filosofia: limites e possibilidades”. O projeto teve por objetivo articular saberes acadêmicos e cotidianos, a fim de satisfazer demandas e necessidades que contemplassem a realidade dos educadores, educandos e estagiários envolvidos no processo de desenvolvimento das atividades propostas. Especificamente, o projeto almejava proporcionar experiências filosóficas, sem se amparar nas metodologias ou didáticas que justificassem a tradicional estrutura de transmissão de conteúdos. Partimos da concepção de que era possível romper com a lógica explicadora da figura do professor, que produz ensinamentos condicionados e justifica, portanto, nossa escolha por um espaço informal. Isso nos levou a fundamentar nossas vivências fora do espaço acadêmico nas noções de cuidado de si e do outro, de Michel Foucault, presença e poética da transmissão, de Fernando Bárcena, e lógica explicadora, de Jacques Rancière.
Keywords : Cuidado de Si; Biopolítica; Ensino de filosofia; Esclarecimento.