SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND VIRTUALIZATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS: CHALLENGES AND TECHNOLOGICAL PERSPECTIVESTECHNOLOGIES, MULTIPLE LANGUAGES AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER DISTANCE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

COUTINHO, Werbert Augusto; ALMEIDA, Veronica Eloi de  and  JATOBA, Alessandro. APLICATIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA: USO E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.20-43.  Epub June 24, 2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656231.

O avanço rápido das tecnologias de dispositivos móveis, com uma grande variedade de aplicativos, tem provocado mudanças na sociedade contemporânea. Nesse novo cenário, os comportamentos, as formas de comunicação e as interações estão cada vez mais dinâmicos. No campo educacional, os aplicativos móveis usados como recursos didáticos também apresentam potencialidades para transformar os processos pedagógicos, principalmente entre os nativos digitais. Indaga-se na presente pesquisa se o uso de aplicativos móveis educacionais em sala de aula pode favorecer o ensino e a aprendizagem de Probabilidade e Estatística, especialmente, em alunos da modalidade educação de jovens e adultos (EJA) do ensino médio. Diante desse questionamento, foi desenvolvida uma pesquisa com o objetivo de avaliara aquisição de habilidades e competências na área de matemática, a partir do uso dos aplicativos móveis educacionais. Realizou-se uma pesquisa de campo com 46 alunos do módulo IV da EJA de um colégio da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Os alunos foram divididos em grupos e um destes utilizou os aplicativos móveis como recurso didático e o outro, não. Os dados foram coletados por meio de testes, questionário e observações. Dessa forma, verificou-se que os resultados apresentados demonstram que os aplicativos móveis educacionais podem motivar e auxiliar os alunos a resolverem as atividades matemáticas, além de favorecer o processo de aprendizagem dos alunos da EJA.

Keywords : Aplicativos Móveis; Ensino da Matemática; EJA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )