ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
GIRARDI, Gisele; PEREIRA, Ernandes de Oliveira and AGUIAR, Mayara Perinni de. CARTOGRAFIAS DE CINEMA: DIÁLOGOS COM O IMAGINÁRIO GEOGRÁFICO DOCENTE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.315-334. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661474.
Neste texto buscamos pistas para compreender se a cultura visual cartográfica, presente na formação dos docentes de Geografia da escola, manifesta-se nas escolhas das obras cinematográficas usadas como recursos imagéticos nas aulas de Geografia. Para tanto, identificamos e sistematizamos diferentes abordagens dos estudos sobre as conexões entre cartografia e cinema, constituindo um arcabouço acerca do impulso de mapeamento e detalhando a abordagem de Castro (2015), que distingue as formas cartográficas ou expressões cinematográficas do impulso de mapeamento: panoramas, vistas aéreas e atlas. Selecionamos os três filmes nacionais mais citados como primeira menção por docentes participantes da pesquisa, de diferentes gêneros, a saber, “Central do Brasil”, “Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá” e “Ilha das Flores”, que foram analisados à luz das expressões cinematográficas do impulso de mapeamento. Concluímos que é possível que o impulso de mapeamento influencie as escolhas das obras a serem usadas por professores e professoras de Geografia em sala de aula, indicando a força da cultura visual da cartografia, o que pode induzir ao uso de imagens clichês que limitam os estudantes a pensar o espaço a partir de outras possibilidades.
Keywords : Cinema; Ensino de geografia; Linguagem visual.