ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
AMORIM, Rebeca and FERRI, Cássia. FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DAS LEGISLAÇÕES E ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS NO BRASIL, CHILE E ARGENTINA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.739-756. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657657.
A Educação Básica, como escolarização obrigatória dos 4 aos 17 anos, é considerada direito da pessoa e dever do Estado, da sociedade e da família. A etapa do Ensino Médio corresponde ao espaço-tempo em que a formação humana idealizada pela Educação Básica se conclui, assegurando, mesmo que teoricamente, um determinado modelo de sociedade. No estudo dos documentos normativos de Brasil, Chile e Argentina que dispõem sobre as atuais Bases Nacionais Curriculares para o Ensino Médio, a Formação Integral evidencia-se como fim e princípio da Educação, não se referindo apenas ao prolongamento do tempo da jornada escolar, mas às características do sujeito que se pretende formar. Este estudo documental pretende elucidar possíveis convergências entre a flexibilidade das Bases Curriculares Gerais e dos Itinerários Formativos de documentos normativos que dispõem sobre o currículo do Ensino Médio e as concepções de Formação Humana Integral expressas nas leis e organizações curriculares brasileiras, chilenas e argentinas. Constatou-se que estes documentos pertencem a uma mesma matriz ideológica, apresentam uma organização curricular por competências e enfatizam a necessidade do desenvolvimento do projeto de vida dos jovens e a formação técnico-profissional.
Keywords : Educação Integral; Ensino Médio; Currículo.