ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
MILLIET, Joana Sobral; DUARTE, Rosalia and CARVALHO, José Mauricio Avilla. LETRAMENTO MIDIÁTICO DE PROFESSORES E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DE COVID-19. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.32-52. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665894.
Neste texto apresentamos resultados de uma pesquisa realizada em 2020 que, utilizando questionário on-line, buscou identificar a percepção de professores do ensino fundamental e médio que estavam realizando ensino remoto emergencial sobre suas habilidades de letramento midiático. Os dados obtidos no questionário foram submetidos a análises descritivas e ao teste qui-quadrado, com o objetivo de identificar possíveis associações entre diferentes variáveis. Entre os principais resultados, destacamos a elevada percepção de habilidades de letramento midiático por parte de professores, assim como o uso dessas habilidades na educação remota emergencial. Os testes indicaram associação entre o costume de propor práticas de letramento midiático na escola antes da pandemia e uma maior percepção e uso dessas habilidades por parte dos professores na educação remota. Foi identificada, também, entre os professores de escolas estaduais, uma baixa percepção de competência para a compreensão do uso que as big techs fazem de seus dados, indicando que podem estar vulneráveis aos grandes grupos privados que gerenciam essas plataformas e também pouco preparados para orientar seus alunos sobre o tema. Reafirmamos a necessidade de uma abordagem crítica para o letramento midiático, com foco não só no conhecimento sobre o uso dos dados dos usuários, mas também no funcionamento dos algoritmos, indispensável para compreender como opera o chamado capitalismo digital e para o exercício das práticas sociais de uso das mídias, especialmente neste momento, em que nos tornamos dependentes das tecnologias para estudo, trabalho e relações sociais, devido ao distanciamento físico imposto pela pandemia de Covid-19.
Keywords : Letramento midiático; Ensino remoto emergencial; Capitalismo digital.