SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1CONTRIBUTIONS OF GAMIFICATION TO CONTINUING TEACHER TRAINING ESCAPE BOOK AS A METHODOLOGICAL STRATEGYDIGITAL TECHNOLOGY AND CONTINUING EDUCATION: THE OPEN ROOM EXTENSION PROJECT IN PANDEMIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MENDES, Cláudio Lúcio  and  EVANGELISTA, Rui Maurício Fonseca. A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE, AS TECNOLOGIAS MÓVEIS E A UNESCO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.151-170. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665923.

Neste artigo, investiga-se como a formação e o trabalho docente são tratados nas recentes proposições da UNESCO sobre tecnologias e aprendizagens móveis. Discorre-se sobre alguns documentos publicados durante a pandemia de Covid-19, porém o foco das análises dá-se em documentos elaborados em 2012 e 2014. A investigação apoia-se teoricamente na noção de governamentalidade de Michel Foucault e nas discussões de Stephen Ball relacionadas a essa mesma noção no contexto do neoliberalismo contemporâneo. Analiticamente, descreve-se como a UNESCO propõe as tecnologias e as aprendizagens móveis como importantes ferramentas para transformar a educação, defendendo sua utilização na formação e no trabalho docentes, especialmente em países pobres e em desenvolvimento. A seguir, problematiza-se quem financia os documentos analisados, quais são os possíveis interesses dos financiadores e as questões de mercado as quais tal financiamento pode estar relacionado. Conclui-se apontando as proposições descritas como parte de mecanismos de controle da conduta a favor e fazendo parte de mentalidades contemporâneas pautadas no neoliberalismo de mercado.

Keywords : UNESCO; Formação de professores; Trabalho docente; Tecnologia móvel; Aprendizagem móvel.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )