Revista e-Curriculum
Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
ROSA, Sanny S. da and PONCE, Branca Jurema. Políticas curriculares para a educação básica: contribuições da Revista e-Curriculum para o estado da arte da questão (2010-2015). e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.2, pp.625-652. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i2p0625.
Este artigo analisa, especificamente, as contribuições da Revista e-Curriculum para o debate acerca das políticas curriculares para a educação básica no período compreendido entre 2010-2015, como desdobramento de estudos que temos realizado sobre as produções recentes desenvolvidas no campo do Currículo. Procuramos observar e dar destaque às interfaces entre os estudos sobre as políticas curriculares com outras temáticas da área educacional de equivalente relevância. Foi possível identificar, no conjunto de 42 trabalhos encontrados, a emergência de preocupações comuns entre teóricos e pesquisadores do campo do Currículo relacionadas às implicações práticas de concepções marcadamente cognitivistas e produtivistas do papel da educação e da escola intensificadas pelas políticas curriculares em curso no Brasil, e em outros países, particularmente sobre a formação e sobre o trabalho docente. Espera-se que este estudo contribua para a compreensão do estado da arte das investigações sobre currículo, apontando alguns desafios que permanecem na pauta das relações entre a universidade e as escolas de educação básica.
Keywords : Políticas Curriculares; Formação de Professores; Trabalho Docente; Estado da Arte.