SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Analysis of available resources on social networks: potential for a construction of web curriculumsInitial formation of educators: curriculum, pedagogical work and innovation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FERNANDES, Frederico Fonseca  and  SCHERER, Suely. Interações em cursos de licenciatura em matemática a distância e a abordagem “estar junto virtual ampliado”. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.998-1024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0998.

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar processos de interação entre sujeitos em dois cursos de Licenciatura em Matemática, ofertados na modalidade de Educação a Distância, em instituições públicas de ensino superior. Os dados foram coletados a partir da observação do ambiente virtual de aprendizagem das disciplinas dos cursos, ofertadas no ano de 2012. A partir dos dados obtidos e do referencial teórico da pesquisa, identificou-se que um dos cursos apresentou quatro disciplinas segundo o modelo Broadcast, e três disciplinas segundo o modelo Virtualização da Escola Tradicional, em um modelo de interação tutor-aluno e/ou aluno-aluno, em ações de pergunta-resposta. Em relação ao outro curso investigado, foram identificadas características de interação entre os sujeitos segundo o modelo de interação “Virtualização da Escola Tradicional”, ou seja, os professores/tutores apenas responderam ou encaminharam respostas e questões aos alunos, a partir do que eles produziram, sem considerar a possibilidade de interações entre alunos e a realização de produções coletivas.

Keywords : Formação de Professores; Tecnologia Digitais; Matemática; Educação a Distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )