Revista e-Curriculum
Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
FERNANDES, Frederico Fonseca and SCHERER, Suely. Interações em cursos de licenciatura em matemática a distância e a abordagem “estar junto virtual ampliado”. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.998-1024. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0998.
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar processos de interação entre sujeitos em dois cursos de Licenciatura em Matemática, ofertados na modalidade de Educação a Distância, em instituições públicas de ensino superior. Os dados foram coletados a partir da observação do ambiente virtual de aprendizagem das disciplinas dos cursos, ofertadas no ano de 2012. A partir dos dados obtidos e do referencial teórico da pesquisa, identificou-se que um dos cursos apresentou quatro disciplinas segundo o modelo Broadcast, e três disciplinas segundo o modelo Virtualização da Escola Tradicional, em um modelo de interação tutor-aluno e/ou aluno-aluno, em ações de pergunta-resposta. Em relação ao outro curso investigado, foram identificadas características de interação entre os sujeitos segundo o modelo de interação “Virtualização da Escola Tradicional”, ou seja, os professores/tutores apenas responderam ou encaminharam respostas e questões aos alunos, a partir do que eles produziram, sem considerar a possibilidade de interações entre alunos e a realização de produções coletivas.
Keywords : Formação de Professores; Tecnologia Digitais; Matemática; Educação a Distância.