Revista e-Curriculum
Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de and MARTINS, Larissa de Almeida. RÁDIO-ESCOLA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.768-787. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p768-787.
O trabalho relata o processo de desenvolvimento e teste de oficinas de rádio que integraram demandas do programa “Rádio Escola” do Ministério da Educação (MEC) com referenciais internacionais de mídia-educação. O diálogo entre o programa e as demandas se justifica pela necessidade de integrar a escola ao movimento internacional de promoção do engajamento cívico de jovens, empoderando os agentes escolares, por meio da aquisição de habilidades de media literacy. O objetivo foi sugerir aprimoramentos para a política das rádios escolares do Programa Mais Educação do MEC, integrando-as ao contexto mais amplo da educação para a mídia e da cultura digital. A metodologia consistiu-se por um estudo de campo para observar diretamente as atividades propostas a um grupo específico. O trabalho se fundamenta nos conceitos-chave da mídia-educação e nos multiletramentos. Os dados foram coletados durante a realização das oficinas, utilizando-se de três instrumentos: material produzido pelos participantes, diário de campo e questionário de avaliação, ao final do último encontro. Os dados foram avaliados segundo três categorias: engajamento na proposta, qualidade das produções, percepções dos participantes no que se refere à relevância e viabilidade da proposta. Os resultados permitiram mapear habilidades desenvolvidas com as oficinas e modos de integrar a escola ao contexto mais amplo da cultura digital, usando a linguagem radiofônica.
Keywords : Mídia-educação; Multimodalidade; Linguagem radiofônica; Ensino Médio.