Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
GALVAO, Rosangela Miola; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões and MOLINARI, Andressa Cristina. MEMÓRIAS DE UMA MOÇA BEM-COMPORTADA: ANÁLISE DA OBRA PELO VIÉS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.430-452. Epub Sep 30, 2020. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p430-452.
Este artigo objetiva elucidar o conceito de memória apresentado pela Teoria Histórico-cultural, envolvendo a percepção do desenvolvimento dessa função psíquica superior em diferentes períodos da formação humana, em contraposição à forma como o desenvolvimento psíquico é apresentado ao leitor de Memórias de uma moça bem-comportada de Simone de Beauvoir. Muitos escritores abordam a temática memória por diferentes vieses, sejam eles compreendidos na construção de cenários fictícios que relembram uma fase da vida, ou ainda, com a intencionalidade de desenvolver concepções filosóficas como é o caso de Simone nessa obra autobiográfica. A metodologia adotada consiste na análise dialética do conceito de memória e na investigação de como é apresentado o desenvolvimento psíquico nas recordações de vida da personagem principal da obra de Simone de Beauvoir, mediante a revisão bibliográfica dos estudos de Vigotski1, fundador dessa corrente teórica e de estudiosos brasileiros. A análise permite considerar que a autora, no que concerne ao desenvolvimento da memória, perfaz um caminho de descrição de suas vivências muito próximas das considerações do psicólogo russo acerca do desenvolvimento psíquico.
Keywords : Memória; Teoria Histórico-Cultural; Simone de Beauvoir.