Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
PANIZZOLO, Claudia and GOMES, Marineide de Oliveira. AS TRAMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PEDAGOGIA). e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.889-910. Epub Oct 15, 2020. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p889-910.
Este artigo tem por objetivo o estudo do estágio curricular obrigatório denominado Programa de Residência Pedagógica - PRP. Essa experiência inovadora de estágio tem como premissas o diálogo próximo e constante com o sistema de ensino público e o princípio da imersão profissional em instituições de educação infantil, por um período de tempo ininterrupto, experienciando a unidade entre a teoria e a prática. Por meio de análise documental, o presente estudo toma como fonte a documentação do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)e os relatórios produzidos pelos discentes. O texto apresenta as potencialidades do Programa em dar visibilidade às crianças, respeitando-as como sujeitos de direitos e em uma formação curricular reflexivo-emancipatória do futuro professor de crianças pequenas.
Keywords : Estágio curricular; Programa de Residência Pedagógica; Formação de professores; Educação infantil; Pedagogia..