Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
OLIVEIRA, Elialdo Rodrigues and CHIZZOTTI, Antonio. CURRÍCULO E CONTEXTO MULTICULTURAL: SIGNIFICAÇÕES A PARTIR DA REALIDADE VIVIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1359-1380. Epub Dec 01, 2020. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1359-1380.
Este artigo apresenta um estudo sobre o currículo na formação de professores, considerando o contexto multicultural de Roraima. Problematizando o currículo em contexto multicultural, definiu como objetivo conhecer possibilidades e limitações do currículo na formação de professores em contexto multicultural, considerando a interseção que existe entre o currículo e a cultura como indutores de uma educação que tenha um papel social reflexivo, crítico, criativo e, portanto, significativo. Toma como percurso metodológico a modalidade de pesquisa fenomenológica, a partir da compressão husserliana, usando a descrição qualitativa como principal método. As significações expressas nos relatos de experiências permitiram alcançar resultados que apontaram limitações como a falta de atenção do currículo à realidade local, ausência de conhecimento sobre a organização curricular e as disputas por poder político hegemônico. Como possibilidade destaca a importância de uma matriz curricular com intencionalidade multicultural na amenização de problemas relacionais e de ensino e aprendizagem, assim como a valorização de princípios de respeito e tolerância e autonomia do sujeito de se pensar e pensar seu mundo a partir de sua cultura.
Keywords : Currículo; Contexto multicultural; Formação de professores.