Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
CASAGRANDE, Ana Lara and ALONSO, Kátia Morosov. ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1447-1465. Epub Dec 01, 2020. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1447-1465.
Este texto aborda a Educação a Distância (EaD) como estratégia de ensino a ser adotada parcialmente no Ensino Médio, conforme as novas Diretrizes Curriculares Nacionais voltadas a essa etapa (até 20% no período diurno e 30% no noturno). O Novo Ensino Médio foi proposto pela Lei n.º 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases, estabelecendo uma mudança em sua arquitetura: ampliação do tempo mínimo do estudante na escola para 1.000 horas anuais (até o ano de 2022) e nova organização curricular, flexível, que contempla a Base Nacional Comum Curricular e a oferta de diferentes itinerários formativos. Objetivamos, então, problematizar a relação entre a etapa final da Educação Básica e a EaD. Concluímos que não é viável para este momento a adoção da educação remota no Ensino Médio, pois coaduna mais com um modo de precarização da Educação, dado que a justificativa central parece assentar-se nos custos, além de desprezar o percurso ainda a ser consolidado da modalidade na Educação Superior em nosso país, visto que sua institucionalização não é considerada um processo acabado.
Keywords : Novo Ensino Médio; Educação a Distância; Política educacional..