SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4CULTURE OF INNOVATION IN DISTANCE AND NETWORK EDUCATIONTHE ACADEMIC AUTHORIZATION PROCESS SUPPORTED BY DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE DEVELOPMENT OF WEB CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BLAUTH, Ivanete Fátima  and  SCHERER, Suely. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO: UMA NARRATIVA E MUITAS AÇÕES. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1748-1770.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1748-1770.

Este artigo tem objetivo de apresentar uma narrativa sobre um processo de formação continuada de professoras para a integração de tecnologias digitais ao currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ocorreu nos anos de 2017 e 2018, em uma escola pública de Campo Grande/MS, e contou com a participação de três pesquisadoras e cinco professoras. A partir de dados produzidos, foi estabelecido diálogo com estudos de Bittar e Sánchez, sobre processos de integração, e estudos de Mishra e Koehler, acerca de conhecimentos de professores, em especial, o conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo. Consideramos que o fato de estarem juntas, pesquisadoras e professoras, durante dois anos, na escola, produzindo planejamentos e práticas, oportunizou momentos de formação e aprendizagem, pois foi possível vivenciar no ambiente escolar um processo de integração de tecnologias digitais ao currículo dos anos iniciais.

Keywords : Formação Continuada em Serviço; Escola; Conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo; Anos iniciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )