SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4VIDEOGAMES WITH EXERGAMES AS A POSSIBILITY OF TEACHER ACTION IN DIGITAL CULTUREAND DUST ITSELF OFF: MAKING THE CURRICULUM MOVE IN COMPOSITION WITH CINEMATOGRAPHIC IMAGES AND TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SOARES, Elisabete Aparecida Alves; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito  and  DIAS, Fátima Aparecida da Silva. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM CRIATIVA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1879-1894.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1879-1894.

Este trabalho objetiva analisar o impacto das ações da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Paraná, entre 2016 e 2018, à luz do conceito Aprendizagem Criativa e da teoria dos 4 Ps. Também se pauta no modelo teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), que sistematiza a intersecção entre conhecimentos pedagógicos, de conteúdo e tecnológicos necessários a uma ação docente integrada à tecnologia. A metodologia qualitativa envolveu a descrição de um processo formativo de professores do estado do Paraná. Os dados foram coletados ao término do curso. A observação da formação continuada dos professores, abordando metodologias ativas, demonstrou dificuldade em aproximar tais metodologias dos conteúdos curriculares, assim como a complexidade de se implementar práticas inovadoras numa cultura escolar alicerçada por práticas tradicionais.

Keywords : Formação Continuada; Aprendizagem Criativa; TPACK; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )