SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1EARLY CHILDHOOD EDUCATION AS A RIGHT, JOY AND POSSIBILITY OF CREATION AND MEETINGSBODIES THAT DISRUPT THE BIOLOGY CURRICULUM: CLASSIFICATIONS AND DECLASSIFICATIONS ABOUT SEXUALITY AND GENDER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

NOFFS, Neide de Aquino  and  WASILEWSKI, Cassiana da Silva. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: DESAFIOS DA DOCÊNCIA. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.261-277.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p261-277.

Este artigo é um recorte da pesquisa Formação de Professores Alfabetizadores: Desafios da docência, realizada no programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com apoio da Capes. Esta investigação teve como objetivo apresentar um perfil das (os) professoras (es) alfabetizadoras (es), em exercício, em três escolas da rede municipal de São Paulo na Diretoria Regional do Butantã (DRE-BT). Os sujeitos de pesquisa foram os regentes dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. Utilizou-se como referência Braslavsky, Ferreiro, Noffs, Soares, entre outros. A metodologia é de enfoque qualitativo com análise documental, leitura bibliográfica específica e entrevistas. Os resultados evidenciaram as lacunas existentes na formação acadêmica inicial, a necessidade de atualização constante sobre pedagogia da infância, dos saberes docentes essenciais para a sua atuação e o conhecimento do aluno.

Keywords : Formação de professores; Conhecimentos essenciais; Ação docente alfabetizadora; Pedagogia da Infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )