Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
GOMES, Ana Clédina Rodrigues and LIMA, Valdineia Rodrigues. POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO E A ESCASSEZ DE PRODUÇÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.891-914. Epub Aug 30, 2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p891-914.
O atual cenário brasileiro das políticas educacionais tem gerado tensões e inseguranças evidentes no Ensino Médio, que vêm sendo debatidas nas últimas décadas com certa limitação. O objetivo deste trabalho é analisar as pesquisas realizadas na Pós-Graduação e sua relação com as políticas curriculares e o ensino de matemática no Ensino Médio. Utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O referencial teórico se embasou em Lopes (2004; 2005), Lopes e Macedo (2011), Mainardes et al. (2011). Os resultados demonstraram que as pesquisas sofrem influências das políticas educacionais. Também apontaram que a escassez de produções sobre o ensino de matemática precisa ser superada e a área de Educação Matemática pode contribuir com investigações sobre questões mais abrangentes ao ensino de matemática, possibilitando estudos que considerem, também, as políticas curriculares.
Keywords : Políticas Curriculares; Ensino Médio; Ensino de Matemática.