Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
NASCIMENTO, Angela Cristina Bulhões do; BEZERRA, Waldez Cavalcante and CALHEIROS, David dos Santos. Currículos de terapia ocupacional em universidades públicas do Nordeste:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.415-443. Epub May 06, 2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p415-443.
Introdução: A terapia ocupacional é reconhecida como uma profissão das áreas da saúde, educação e social, contudo as Diretrizes Curriculares Nacionais não preconizam como estas últimas áreas devem ser abordadas nos currículos. Objetivo: Analisar a ênfase das áreas da educação e social nos currículos de terapia ocupacional das universidades públicas do Nordeste do Brasil. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, que utilizou como fonte de análise os Projetos Pedagógicos de Curso de quatro universidades. Resultados: As instituições propõem uma formação generalista e a inclusão das áreas social e educação não é unânime. Quando presentes, nem sempre são disciplinas obrigatórias e com limitada oferta de práticas e estágios supervisionados, fragilizando a formação.
Keywords : terapia ocupacional; formação profissional; currículo.