Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
THORNTON, Alessandra Figueiró and CORSO, Luciana Vellinho. Compreensão leitora e desempenho acadêmico no Ensino Médio. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.669-693. Epub Nov 21, 2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p669-693.
A compreensão leitora é uma habilidade complexa e desafia muitos estudantes. Investigações nessa temática são ainda escassas no Ensino Médio, apesar de fundamentais, pois a falta de domínio da compreensão compromete a aprendizagem do adolescente, dificultando sua ascensão à Educação Superior. Este estudo, fundamentado na Psicologia Cognitiva, teve o objetivo de investigar a relação entre a compreensão leitora (tarefa Cloze) e o desempenho acadêmico (prova de Linguagens do Enem) em 80 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Trata-se de um estudo quantitativo, com análise descritiva e inferencial dos dados. Verificaram-se correlações (Spearman) significativas e positivas, de modo que uma melhor compreensão leitora relaciona-se a um melhor desempenho acadêmico. As implicações educacionais sugerem um olhar amplo sobre essa habilidade que requer avaliações múltiplas, intervenções multiníveis, além de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora no Ensino Médio.
Keywords : compreensão leitora; leitura; desempenho acadêmico; Ensino Médio.