Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
MENDES, Nataniel; FEITOSA, Márcia Manir Miguel and RAMOS, Maria Altina da Silva. Ensino de literatura no nível médio:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.694-716. Epub Nov 21, 2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p694-716.
Objetivamos neste trabalho identificar pesquisas empíricas sobre o ensino de Literatura no Ensino Médio que respondam às seguintes questões: Quais as abordagens (metodologias, estratégias e recursos) adotadas no processo ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio? Que teoria e/ou autores subjazem ao trabalho docente? Que papel o professor desempenha e quais seus procedimentos nesse processo? Quais os resultados na aprendizagem dos alunos? Para tanto, recorremos a uma revisão sistemática de literatura nas bases B-on, Web of Science e Portal de Periódicos da Capes. Os resultados encontrados apontam para a elaboração de estratégias que dialogam com o cotidiano dos alunos, que utilizam recursos digitais e valorizam a expressão das subjetividades dos leitores. Indicam, ainda, que o acompanhamento das atividades por parte dos docentes é um fator importante para o êxito dos trabalhos construídos em torno das leituras literárias.
Keywords : ensino de literatura; ensino médio; revisão sistemática de literatura.