Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
ANDRADE, Lilian Santos de and CEREZER, Osvaldo Mariotto. Saberes e Práticas Docentes:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1484-1511. Epub Jan 30, 2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1484-1511.
O presente artigo analisa a implementação da Lei Federal 10.639/2003 na educação básica em Poconé/MT, a partir dos saberes e práticas de professores de História, Arte e Língua Portuguesa. Realizamos entrevistas orais baseadas nos procedimentos da história oral temática e buscamos construir um diálogo entre os registros orais e as fontes documentais, como documentos curriculares e bibliografias sobre o tema. Utilizamos a abordagem qualitativa somada à perspectiva teórica intercultural crítica e os estudos decoloniais. Procuramos pensar como a história e a cultura africana e afro-brasileira foram inseridas na escola lócus de pesquisa. Notamos as práticas e imaginários racistas que estiveram e ainda estão presentes na escola e os desafios enfrentados pelos professores. O caminho para uma implementação efetiva ainda é longo, mas transformações importantes têm ocorrido, inclusive para a decolonização dos saberes e práticas.
Keywords : ensino de história; Lei Federal 10.639/2003; saberes e práticas docentes; relações étnico-raciais.