Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
BARBOSA, Renata Peres and ALVES, Natália. A Reforma do Ensino Médio e a Plataformização da Educação: expansão da privatização e padronização dos processos pedagógicos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61619. Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61619.
O objetivo do artigo consiste em realizar uma análise crítica do processo de plataformização da educação intensificado com a implementação da Reforma do Ensino Médio, e dos possíveis efeitos impostos à organização do trabalho pedagógico, ao currículo e ao trabalho docente. A pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, teve como horizonte a análise dos pressupostos políticos e pedagógicos subjacentes aos processos de plataformização. A proposta se deteve na análise empírica de recursos e plataformas digitais adotadas pelo estado do Paraná a partir do ano de 2022, configurando-se como uma janela de oportunidades para a expansão de novos nichos de mercado bem como de padronização dos currículos e dos processos pedagógicos. Como resultados, evidenciou-se que a Reforma do Ensino Médio e a adoção de novas plataformas digitais pode recair em novos processos de regulação, vigilância e controle que convergem e favorecem, sobretudo, para a desqualificação do trabalho docente e para a expansão da privatização, com consequentes prejuízos formativos que sinalizam para uma formação danificada e para o agravamento das desigualdades educacionais.
Keywords : plataformização da educação; reforma do ensino médio; Lei 13.415/2017; expansão da privatização; padronização dos processos pedagógicos.