SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The pedagogical turn in the Curriculum, training and the profession of teaching: experiences, principles and inspirations with narrative research in educationNarrative crafts: conversations between curriculum and teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

LAPADULA, Maria Florentina; AGUIRRE, Jonathan  and  PORTA, Luis. Entre o currículo prescrito, o vivido e narrado. Saberes da experiência docente na formação inicial desde coordenadas biográficas. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59619.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59619.

O último desenho curricular para a formação inicial de professores de ensino fundamental na província de Buenos Aires (Argentina) é implementado a partir de 2008. Este artigo procura apresentar como o documento prescrito pelas autoridades educacionais foi redefinido e contextualizado pelos Institutos de Formação de Professores. Para isso, pretende-se recuperar os saberes da experiência que os professores dos estágios compartilham nos microterritórios da sala de aula com as(os) estudantes. A pesquisa assume uma abordagem epistêmico-metodológica interpretativa, qualitativa e microssocial. As várias etapas e instrumentos a serem utilizados serão entrelaçados a partir da abordagem biográfico-narrativa.

Keywords : currículo; formação de professores; pesquisa biográfico-narrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )