SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Narrative Learning in the Fabric of Other Possible Curricula with Beginning Teachers: Movements of a Research-Training“Someone Who Knew Why I Keep Silent”: the women's circle at Parque das Missões as an emancipatory experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SANTOS, Elzanir dos. Desafios Iniciais e Modos de Aprender a Ser Docente Universitário(a): O que contam os Memoriais Acadêmicos?. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59457.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59457.

O presente artigo enfoca resultados de uma pesquisa que buscou analisar construções identitárias de professores(as) universitários(as), a partir de narrativas contidas em memoriais elaborados para progressão na carreira. São enfocados o início da docência, o contexto da escolha profissional, os desafios iniciais, bem como aprendizagens sobre o ser-fazer docente. O aporte teórico-metodológico se ancorou na abordagem (auto) biográfica, a partir de autoras(es) como Passeggi (2008, 2010); Josso (2004); Delory-Momberguer (2012, 2016). Nas escritas de si, destacam-se a solidão e ausência de preparo pedagógico como dificuldades que se impõem no início da trajetória docente; nas aprendizagens acerca do ser-fazer sublinham-se a formação continuada, as relações com estudantes, autores(as) e professores(as)/mestres enquanto oportunidades de aprendizagens quanto ao ensino, à pesquisa e à orientação.

Keywords : memoriais; narrativas; processos identitários; docência universitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )