SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21(Auto)biography, science and art: dialogues with Oliver SacksCurriculum Migration: Everydays, Crossings and Creations from Other Margins as Possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CASALI, Alípio Márcio Dias  and  UCHOA, Márcia Maria Rodrigues. Currículo e Fronteiras: intertextos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e58786.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e58786.

O artigo tem como objetivo problematizar a discussão acerca das fronteiras em sua intersecção com o currículo. Parte-se da consideração das experiências e do consequente debate acerca das fronteiras, prementes no contexto atual, dada a frequência e a dramaticidade dos deslocamentos de sujeitos e grupos e a formação heterogênea dos espaços sociais, que reverberam na construção de identidades fluidas e em permanente construção, impactando as relações sociais, sobretudo nos ambientes curriculares de formação. Trata-se de pesquisa de cunho bibliográfico, tendo como principais referências as contribuições de José de Souza Martins (2018), Boaventura de Sousa Santos (1994, 2003, 2010), Stuart Hall (2014, 2015), Homi Bhabha (2013), dentre outros. É explorada a hipótese analítica segundo a qual as fronteiras culturais que permeiam o currículo devam se constituir em oportunidades de negociação cultural, numa perspectiva de interculturalidade, tomando-se a irredutibilidade da alteridade como princípio ético da ação educativa.

Keywords : currículo; cultura; fronteiras; alteridade; interculturalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )