Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
FERRARO, José Luís. Currículo e práticas de subjetivação: uma abordagem socioepistemológica. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e52413. Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e52413.
Considerando a subjetividade como elemento central deste ensaio, o presente tem como objetivo o estudo do sujeito enquanto ente deslocado para o interior da Educação em sua interface com a Filosofia e a Sociologia. A proposição de uma abordagem socioepistemológica inspira-se no materialismo histórico-dialético para produzir uma espécie de grade de inteligibilidade que promova uma análise do sujeito. Assim, o sujeito-objeto é tomado em sua relação com o socius e colocado em perspectiva para que se possa analisá-lo. Nesse sentido, insere-se a discussão curricular. O currículo como dimensão social que nos permite analisar subjetividades em prática no interior das micropolíticas das relações pedagógicas das instituições escolares como produto de uma dialética da realidade.
Keywords : currículo; práticas de subjetivação; abordagem socioepistemológica; educação.