Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos and ERNESTO, Eduardo Servo. Práticas Escolares de História no Divã Terapêutico: “Desconstrução” de um Projeto de Pesquisa e de um Professor-Doutorando. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54353. Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54353.
O objetivo deste texto é problematizar, na tessitura de um projeto de pesquisa, práticas escolares socioculturais situadas, que mobilizam a disciplina de História, sugerindo um currículo voltado para os usos do conhecimento histórico nas dimensões práticas da vida. A desconstrução do projeto aparece como performance de diálogos ficcionais entre orientador e orientando, aliados a vozes de autores como Derrida, Wittgenstein e outros. A atitude teórico-metodológica tem referência nos conceitos de jogos de linguagem, terapia filosófica, desconstrução, terapia gramatical desconstrucionista e estudos curriculares. Os encadeamentos discursivos foram feitos por citação e enxertias que, propositalmente, bordejam as fronteiras entre o texto acadêmico e o literário. Os jogos de cena esclarecem, de modo terapêutico, que a construção de um projeto de pesquisa se dá por tensões, empatia, marcas, desconstruções e subjetividades.
Keywords : ensino de História; jogos de cenas; práticas pedagógicas; desconstrução; práticas curriculares.