SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Arquiving and archivization of poetic images of teaching in the archive of the objects of thinking projectBNCC: Coalitions in Dispute in the Formulation of National Curriculum Policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SAMPAIO, Schirley Silva  and  RODRIGUES, José Roberto Gomes. Programa de Educação Integral (Proei) na Bahia: um Estudo de Caso na Cidade de Juazeiro. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e50870.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e50870.

Este artigo é o resultado de pesquisa sobre o Programa de Educação Integral em uma instituição escolar do ensino médio, na cidade de Juazeiro, cujo propósito foi compreender como acontece a educação em tempo integral para verificar assertivas, possibilidades e desafios. Para tanto, foram consultados Cavaliere (2010); Manacorda (2017); Teixeira (1959); Yus (2002), entre outros. Trata-se de um estudo de caso em uma abordagem qualitativa, que fez uso da análise documental; observação sistemática e assistemática; entrevistas semiestruturadas com professores e questionário com alunos do 3º ano do ensino médio integral, durante trinta dias, no período de fevereiro a março de 2020. Os resultados revelam as contradições entre concepções de educação integral e o Programa; uma estrutura física que não contribui para aulas com vivências práticas; e uma política educacional com metas que visam melhores resultados em exames.

Keywords : educação em tempo integral; educação integral; exames e resultados.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )