Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
SANTOS, Geniana dos; CRAVEIRO, Clarissa Bastos and DESTRO, Denise de Souza. Estratégias retóricas do Todos Pela Educação: contexto de influência e de intervenção. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55013. Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55013.
Neste artigo, destaca-se, a partir da perspectiva discursiva e da análise retórica, estratégias em torno dos direitos educacionais na contingência instaurada pelo Coronavírus Sars-Cov-2. Problematiza-se um cenário de disputas sobre o funcionamento das escolas e a atuação dos professores em que o movimento Todos Pela Educação projeta significação de ordenamento e de normatização. Como resultados, identificaram-se a redução/condensação da Educação a Distância às ferramentas utilizadas nessa modalidade de ensino e um investimento pertinente à cientificidade dos dados que subsidiam a tomada de decisões nas políticas educacionais, construção discursiva que opera como fundamento das políticas deliberativas.
Keywords : retórica; Todos Pela Educação; direitos educacionais; pandemia; currículo.