SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Early Childhood Education in the prescribed curricula of Physical Education in-person undergraduate teaching training degree in the state of TocantinsChallenges to reinventing the formation of university teachers for the 21st century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ESCALIANTE, Lucas Caniati; GARBIN, Mônica Cristina; SANTOS, Rafael Alberto Alves dos  and  MARQUES, Daniel Ballester. O Espectro TPACK na Interação de Cursos Superiores a Distância. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55515.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55515.

Na educação a distância, a mediação pedagógica ocorre por meio de diversas tecnologias. Nesse contexto, as lives apresentam-se como um recurso que possibilita a melhor simulação de uma situação dialógica semelhante à da sala de aula. Com base na experiência da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, este trabalho propõe compreender a relação entre a expectativa dos alunos com as ofertas das lives e as estratégias dos facilitadores para tornar essa ferramenta relevante no processo de aprendizagem. A partir dos dados obtidos analisados quantitativamente, notou-se a necessidade da combinação de práticas, ação pedagógica e uso das tecnologias mais adequadas considerando o conteúdo e o conhecimento que se quer construir, corroborando a adoção do paradigma TPACK.

Keywords : ensino superior; educação a distância; webconferência; TPACK.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )