Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
BETTY, Christine Barbosa; FERREIRA-GERAB, Iraní; SEIFFERT, Otília Maria Lúcia Barbosa and PRUDENCIO, Sandro Natalicio. O ensino da metodologia da pesquisa científica - entrelaçando modalidades, metodologias e cenários de ensino-aprendizagem. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61629. Epub Feb 26, 2024. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61629.
Este artigo tem por objetivos refletir sobre a experiência da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica no Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o seu retorno à modalidade presencial, bem como sistematizar as lições apreendidas. Apresenta uma narrativa reflexiva, destacando os períodos pré/trans e quase pós-pandemia. Os fundamentos da disciplina estão alicerçados nos princípios da pedagogia crítica com ênfase no diálogo, na produção colaborativa, na autonomia, na criticidade, na curiosidade, na criatividade, no fortalecimento da relação prática-teoria e na relação instituição formadora e sociedade. A reflexão revelou um futuro promissor com o aprimoramento das TDICs, sua incorporação às práticas pedagógicas e a consolidação dos pressupostos adotados, embora permaneçam desafios como a equidade de acesso às tecnologias.
Keywords : metodologia científica; formação do pesquisador; ensino remoto emergencial; metodologias ativas; mestrado profissional.