Services on Demand
Journal
Article
Share
Práxis Educativa
On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel. Experimentoteca de matemática: discussões sobre possibilidades de sua utilização no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.01, pp.121-132. ISSN 1809-4309.
O presente trabalho discute algumas possibilidades de utilização da Experimentoteca de Matemática (equivalente a um Laboratório de Matemática) no processo de ensino e aprendizagem dessa ciência. Defende-se que no processo de elaboração do conhecimento, os experimentos matemáticos, desde que trabalhados adequadamente, podem auxiliar na criação de significados dos objetos matemáticos neles contemplados. Nessa direção, focaliza-se um dos experimentos e suas atividades com o objetivo de indicar as possibilidades de relacioná-las com abordagens alternativas do ensino de Matemática, tais como a Resolução de problemas e a Modelagem Matemática. O artigo defende a Experimentoteca como uma possível aliada no desenvolvimento de trabalhos alternativos no ensino dessa disciplina.
Keywords : Experimentoteca de Matemática; Ensino e Aprendizagem de Matemática; Abordagens Alternativas; Educação Básica.