Práxis Educativa
On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
ZAVALA, Ana. La historia, la nación y después. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.581-605. ISSN 1809-4309.
Este artigo apresenta questionamentos a respeito das relações que a historiografia e a filosofia da história mantém com o estado-nação e com o ensino institucionalizado da história. Parte da ideia de que existe uma espécie de pacto originário que uniu estes componentes de forma coerente, possivelmente durante mais de um século. Minha “tese” é de que as mudanças acontecidas em todos os seus componentes, e muito particularmente na historiografia e na filosofia da história obrigam a reconfigurar ao menos sua relação com o ensino da história. A ideia final convida a refletir sobre um futuro no qual ou bem - e por primeira vez - o ensino da história se distancie dos lineamentos dominantes da historiografia de seu tempo, ou bem - e para estar de acordo a ela - redesenhe profundamente desde os conteúdos até o discurso sobre os fins do ensino da história.
Keywords : Ensino da História; Filosofia da História; Historiografia.