SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue01Falibilismo como perspectiva educacional no cenário das sociedades complexas e plurais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

TONET, Ivo. Atividades educativas emancipadoras. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.01, pp.09-23. ISSN 1809-4309.

Pode a educação, na atual situação da sociedade capitalista, contribuir para a emancipação humana? O objetivo deste artigo é defender a ideia de que não é possível organizar a educação em sua forma e seus conteúdos, de modo geral, para que ela contribua para a construção de uma sociedade plenamente emancipada. Contudo, na medida em que a sociedade capitalista tem, em sua essência, uma contradição entre capital e trabalho, entendemos que é possível organizar, no interior da própria dimensão educativa, atividades que contribuam para a transformação radical do mundo e para a construção de uma forma de sociabilidade para além e superior ao capitalismo.

Keywords : Emancipação Humana; Educação; Atividades Educativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )