Práxis Educativa
On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; KLAUS, Viviane and ALMEIDA, Dóris Bittencourt. A docência e o ensino de História da Educação: desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012/2015). Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.489-509. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0011.
No ano de 2012, ingressou na universidade, lócus da pesquisa, a primeira turma do Curso de Pedagogia vinculada ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Esse programa tem, entre outros desafios, a profissionalização docente mediante uma relação escola/universidade que contribua com a qualificação da Educação Básica. O objetivo desse estudo foi problematizar e entender o processo de formação de alunas/professoras, tendo como base os significados atribuídos à disciplina de História da Educação a partir de uma metodologia de ensino que utiliza documentos e objetos escolares como mote para discutir os temas curriculares. A metodologia trabalhou com um questionário, relativo às atividades desenvolvidas em História da Educação, e filmagem de relatos, relacionados às trajetórias discentes. Os resultados sinalizaram para uma mobilização com relação à preservação e à construção de acervos documentais escolares, e, também, com a percepção do papel da História da Educação no currículo dos Cursos de Pedagogia.
Keywords : PARFOR; Formação de Professores; História da Educação.